quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro - DMSC/2011

Foto: Ian Thomas Puech
Este mês que está se encerrando foi o Mês da Mobilidade, houve muitos eventos em vários cantos da cidade para conscientizar a população sobre uma nova forma de transporte alternativo para a melhoria de nossa cidade e do meio ambiente. Não pude participar pelos horários que não coincidiam com os meus. Mas com muito esforço, consegui participar da Bicicletada do DMSC/2011.
Adaptei minha agenda, já que esse evento ocorreu no dia 22/09/2011 numa quinta feira às 20h. Com tudo organizado saí de casa na Zona Leste às 18h seguindo para a Penha, onde fui encontrar o Sandre em seu trabalho. De lá seguimos para o Metrô Bresser para encontrar a Erika, o Riberto e o Gerson. Durante esse caminho achei estranho o DMSC/2011 com mais carros do que o normal, acho que de todos os dias que pedalei nesse horário, esse foi o com maior trânsito, foi tensão do começo ao fim. Depois de encontrar o resto do pessoal seguimos para a Paulista na Praça do Ciclista.
Já participei de algumas Bicicletadas, sempre com uma média de 400 a 500 ciclistas, mas desta vez parecia ter pelo menos o dobro. A agitação do pessoal também parecia diferente, o astral estava lá em cima.
O trajeto desta vez foi o que eu mais curti, seguimos pela Paulista até o Paraíso, descendo a Vergueiro e entrando na 23 de Maio (isso mesmo 23). Dominamos todas as pistas da 23, a adrenalina estava lá em cima. Seguimos pelos túneis que dão acesso a Tiradentes.
Subimos uma nova ponte que dá acesso à Marginal Tietê, outro ponto alto, a balada na Ponte e a ocupação total da faixa local da Marginal na região do Sambódromo. Retornamos pela Pte da Casa Verde, Av Pacaembú, embaixo do Minhocão, Angélica, acesso a Consolação e a volta na Praça do Ciclista.
Foi a Bicicletada que mais gostei, pelo clima das pessoas, a agitação, o trajeto, mas pelo mais importante, fazer parte de algo que acredito que mesmo em muito longo prazo irá mudar. Ver cada vez mais pessoas mudando seus hábitos, querendo melhorar a cidade, lutando por um ideal. Sempre de forma pacífica e divertida cada um a sua maneira.

2 comentários:

  1. Incrível! Obrigado pelo relato, deu um gostinho bom de como deve ter sido estar lá.

    ResponderExcluir
  2. Foi bem legal mesmo Fabrício, a atmosféra estava demais, valeu!!!

    ResponderExcluir