segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rolê #34 - Centro de São Paulo




Essa semana é uma semana um tanto quanto agitada por conta do feriado, então as coisas são um pouco mais ágeis, estou postando o flyer do próximo rolê que será na quarta 02/11, faremos um passeio pelo Centro de São Paulo.
O ponto de encontro será no Metrô Penha na escada que dá acesso a Ciclovia da Radial, de lá passaremos pelos Metrôs Tatuapé, Belém, Bresser e Brás, assim que quiser pode nos encontrar pelo caminho, lembrando que iremos pedalando.
No Centro não tem itinerário, seguiremos de acordo com o pedalar da Bike, apreciando a vista dessa Cidade que nos proporciona diversas formas dependendo do ponto de vista que estamos, e acreditem de bicicleta esse ponto é lindo. Aguardo as confirmações. Abraços!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Rolê #33 - Explore ZL - Pq Santa Amélia

Domingo é dia de mais um Explore ZL, um rolê criado para conhecermos mais a Região Leste de São Paulo, lugares pouco visitados ou pouco conhecido pelas pessoas, até por moradores dessa região. Segue o post com o relato feito pelo Sandre em nossa página no Facebook:

"Sandre Quirino mais um rolê domingueiro. explore zl na sua segunda edição. vamos pedalar? agora do pq. ecológico tietê até pq. santa amélia, em itaim paulista.

Sandre Quirino curiosidade: o bairro itaim paulista fica no extremo leste da cidade. dizem que o bicicletário da estação cptm itaim paulista é o mais cheio de todos. com dificuldade se acha um vaga entre as 256 disponíveis. vamos pedalar quase que a avenida marechal tito inteira. essa avenida também é conhecida pelos mais velhos de estrada velha são paulo-rio. era o principal caminho até jacareí, o que demorava 10 dias de carro. com as rodovias, a estrada se transformou em avenida. recebeu esse nome no começo dos anos 8O em homenagem ao tal marechal. (que era iugoslavo).

Sandre Quirino esquenta para o rolê: depois de 10km pela ciclovia várzeas do tietê (que vai margeando o rio em quase todo o percurso, de onde se pode ver capivara, quatis e aves) chegamos ao jardim helena. vamos passar em frente a nitroquímica e chegaremos no centro de são miguel paulista, na praça padre aleixo monteiro mafra, mais conhecida como praça do forró. lá poderemos ver a antiga capela de são miguel, construída em 1622. pegaremos a avenida marechal tito (estrada velha são paulo-rio) em quase todo seu percurso. por ser uma avenida com bastante movimento de ônibus (aos domingos é mais tranquilo) sugiro pedalarmos de dois em dois ocupando toda a faixa da direita. próximo da divisa com itaquaquecetuba sairemos da avenida e pegaremos ruas residenciais até chegarmos aos parque jd. amélia. é uma parque bem pequeno, antigamente era uma praça e foi transformado em parque através da ação de moradores da região. consta no site da prefeitura que tem uma ciclovia lá."

Para comparecer aos rolê é a mesma história de sempre, aparecer no local e horário determinado com sua magrela.
Quem for de outra região e quiser nos encontrar segue o Mapa de Trem e Metrô, sairemos próximo da Estação Engº Goulart. 
O encontro será na Ciclovia do Pq Ecológico do Tietê (entrada pela Assis Ribeiro, próximo a Estação).
Seguiremos pela Ciclovia até o seu final, de lá faremos um caminho seguindo até o Pq Santa Amélia, para saber a rota clique aqui.
Contamos com a presença de vocês, PEGUE SUA BIKE E VENHA!!!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bicicletada de Outubro - Sacicletada

A Sacicletada acontecerá em São Paulo dia 28/10/11 como sempre a última sexta-feira do mês.
Nos reunimos na Praça do Ciclista (external link)( esquina da avenida Paulista com a Consolação ).
O encontro começa a partir das 18 horas e saímos em massa crítica por volta das 20 horas, ocupando as ruas para festejar a bicicleta como meio de transporte.
A Massa Crítica Paulistana convida as pessoas a ocuparem o espaço público de maneira inteligente.
Sempre com muita alegria, pessoas em seus veículos não-motorizados irão comemorar de uma maneira nada tradicional a "Mobilidade" de todos os cidadãos da cidade.

Faça da Bicicletada SP a SUA Bicicletada. Vale levar cartazes, levar animais, ir fantasiado, protestar, berrar, fazer apitaço e falar no megafone.

"Você aí parado, comemorar conosco, é o melhor lado!"

Aqui todo mundo é bem vindo, não importa o valor do seu carro ou a grife da sua cueca, venha como puder.....
A Bicicletada Paulistana (Critical Mass(external link)) acontece sempre na última sexta feira do mês há mais de 6 anos, e em mais de 400 cidades do mundo, simultaneamente. Para participar, a única obrigatoriedade é comparecer no ponto de encontro com um meio de transporte não motorizado. Pode ser Bicicleta, Patins, Skate ou até mesmo com seus próprios pés.
Não tem bicicleta ou não sabe pedalar?... sem problemas. Apareça o quanto antes na praça do ciclista ou entre em contato através dos links abaixo e veja como fazer para pegar uma bicicleta emprestada.

∴LOCAL:
O mesmo de sempre, Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.

∴HORÁRIO:
O mesmo de sempre, concentração a partir das 18:00 e saída às 20:00.

∴TRAJETO:
Como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda a massa.

Apareça e confira. Em caso de chuva, a Bicicletada está automaticamente CONFIRMADA, pois quem pedala sabe que depois da tempestade vem o ar limpo, pelo menos por algumas horas.

Calendário Google(external link)

O que é NÃO é legal fazer durante a Bicicletada:

--Insultar verbalmente e ou agredir pedestres, motoristas, passageiros de coletivos e pessoas nos bares, mesmo se eles provocarem
--Provocar as mulheres na rua. Tanto elas como as mulheres da bicicletada podem se sentir ofendidas
--Andar com a bicicleta nas calçadas
--Correr na frente para bloquear o tráfego antes da massa chegar
--Andar na contra-mão
--Esquecer de sorrir, acenar e falar com outras pessoas
--Imaginar que você é moralmente superior só porque está pedalando uma bicicleta
--Abster-se de dizer aos companheiros o que você acha do seu comportamento, seja bom ou ruim. Converse com os outros!
--Interromper desnecessariamente acessos que não serão utilizados pelo passeio
--Usar pistas que não são necessárias. Se houver múltiplas faixas, vamos liberar algumas para os veículos mais rápidos.
--Esquecer que todos somos responsáveis por fazer a massa crítica que nós queremos.

O que é legal fazer durante a Bicicletada:

>>Fantasiar-se para chamar a atenção e alegrar o movimento
>>Distribuir panfletos aos pedestres e motoristas explicando porque estamos ali. (imprima o seu: http://bit.ly/lBGwnF(external link) )
>>Conversar com o ciclista do lado, fazer amigos e se divertir
>>Cuidar da segurança de todos
>>Abordar amigavelmente aqueles que estão desrespeitando os pedestres e motoristas
>>Distribuir flores e conversar com outras pessoas, passageiros de ônibus e motoristas
>>Convidar as pessoas a se juntarem a nós na próxima vez
>>Liberar pistas para que veículos e ônibus presos atrás da massa possam passar. Se queremos respeito, também temos que compartilhar.
>>Diminuir a marcha regularmente se você estiver na frente (não importa o quão devagar você acha que está pedalando, lacunas estarão se abrindo atrás de você)
>>Parar no semáforo vermelho quando estiver na frente para permitir que o resto da massa se junte a você
>>Continuar pedalando no semáforo vermelho se a massa já estiver atravessando o cruzamento, pois ficar juntos é mais seguro e previsto por lei
>>Preencher lacunas; massa crítica depende da densidade de bicicleta em relação ao automóvel
>>Lembrar-se que o prazer e o convívio são mais subversivos do que a raiva e provocação.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rolê para Paranapiacaba - por Adriana Fernandes


Este rolê foi uma sugestão do Sandre, numa segunda-feira de tempo feio... (nossa, parece até começo de história de filme de terror). Quando ouvi a sugestão dele, de cara achei a ideia perfeita. Até porque, fazia uns bons anos que não ia para lá (não importa quanto... porque, são muitos viu!).

Seguindo o padrão, sugestão lançada, amigos do Chave de Boca abraçaram a ideia, flyer elaborado, e várias postagens de todos os efeitos referente ao role, como também sacanagem com os amigos. Na verdade, prova gratuita de demonstração de amizades sólidas... kkkkk
Chegado o dia, todos animados, marcamos o ponto de encontro em vários lugares. Parte do grupo que chegaram mais cedo, já seguiram para a Estação de trem de Rio Grande da Serra. Para que não tivéssemos nenhum problema com os seguranças das estações, pela quantidade de bicicletas dentro dos vagões.


Os participantes deste passeio que sempre consideramos um encontro aos domingos para colocar a conversa em dia, rever os amigos e neste em especial, agregar novos para o grupo, foram: Eu, Jana, Érika, Gigi (que pertence à versão teen do grupo), Otilia (pela 1ª vez conosco) e o seu irmão Amauri, Sandre, Marcos, Riberto, Gerson, Dárcio (do grupo Pedalare), Dafran (também pela 1ª vez), que trouxe Marcelo (vulgo Calenga) e o Ricardo (velho de casa).
Esq./ Dir.: Dafran, Dri, Erika, Gerson, Ricardo, Calenga, Sandre, Riberto, Amauri, Gigi escondida, Otilia, Marcos e Jana foto: Darcio

Caro Amigo Darcio


Grupo todo reunido, seguimos pela estrada, de Rio Grande da Serra até Paranapiacaba foram 12 km de asfalto, que judiou um pouco. Asfalto bom para pedalar de poucos carros e motos. Porém, quando eles apareciam, ou eram buzinando de longe para que soubéssemos que estava chegando e assim estarmos ainda mais atentos, ou passavam como se estivessem numa pista de corrida, tirando umas finas de nós ciclistas.


Fora isso, o passeio foi tranqüilo, com algumas subidas puxadas, mas com ótimas descidas para curtir a paisagem e refrescar um pouco do Sol, que estava sapecando. Paramos em alguns trechos, para descansar um pouquinho, abastecer a barriga, hidratar o corpo, conversar mais um pouquinho, e como sempre rir de tudo, e de nós mesmos. Sempre lembrando que estávamos ali para passear, curtir o trajeto, e principalmente os amigos.



Ao chegar à velha cidade histórica, alguns pararam para tirar fotos, conhecer alguns pontos turísticos, mas logo sentamos para esticar as pernas e comer algo mais reforçado.



O bacana foi nos depararmos com vários grupos, alguns podem chamar de tribos, como, outros ciclistas que também levaram suas magrelas para um passeio diferente no domingo, motoqueiros de cross que cruzávamos pelo caminho felizes da vida por terem colocado seus brinquedinhos no barro, outros motoqueiros com suas motos potentes, mas que jamais passariam perto do barro. Para estes o prazer é a velocidade, grupos de turistas de várias idades. Pessoas de vários lugares, e curtindo como nós.





Quando nossos corpos e mentes estavam restabelecidos, parte do grupo que tinham compromissos voltou um pouco antes. Os demais foram conhecer a cidade, tirar mais algumas fotos, colher algumas plantas da região (esse foi o Marcelo), a sorte que ele foi de bicicleta, que se tivesse ido de carro com uma caçamba sabe lá o que mais traria, foi picão preso na camiseta, umas folhas de uma planta que não lembro o nome que se juntassem duas o protegeria da chuva sem problema, pelo tamanho delas, e outras coisas que ele foi achando pelo mato.







Assim, que a neblina começou a cair na cidade (característica dela), resolvemos colocar as pernas na estrada.

Foi um retorno tranqüilo, somente com alguns trechos de Sol, um pouco menos de carros do que na ida, umas poucas ladeiras, mas bem cabulosas. Achei que fosse abrir o bico, mas nunca fiquei tão feliz em ler uma placa como foi ler o nome da cidade Rio Grande da Serra.
Após a volta puxada que fizemos sem parar em nenhum momento, tivemos a última parada antes de pegarmos o trem de volta. Só para variar um pouquinho, sentamos, comemos, bebemos, sacaneamos um ao outro e rimos, rimos e rimos.

Já no trem, com as bikes acomodadas (claro, elas primeiro), sentamos, alguns dormiram, outros falaram mais que o homem da cobra, outros voltaram conversando, mas o principal foi que cumprimos todo o role.

Simplesmente demais!!!!

Termino este relato com a pergunta do Sandre no caminho de volta... “E ai? Qual será o role do próximo domingo, hein?”
Meus caros, mais uma vez agradeço pela companhia de todos, e por termos ainda mais “causos” para contar.

Abraços!!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comissão aprova programa que incentiva uso de bicicleta

Roberto Britto: políticas públicas
precisam incentivar uso da bicicleta.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (3) o Projeto de Lei 6474/09, do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB) nos municípios com mais de 20 mil habitantes. A proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa.
Entre os objetivos do PBB estão:
- apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias e ciclofaixas;
- promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo;
- promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.
O relator do projeto, deputado Roberto Britto (PP-BA), apresentou parecer favorável. O deputado afirmou que o transporte realizado por meio de bicicletas é alternativa para o trânsito cada vez mais congestionado, o excesso de poluição ambiental, o aumento dos níveis de consumo de combustíveis e os problemas climáticos derivados do aquecimento global. Segundo ele, essa alternativa vem sendo adotada por países europeus, como França, Bélgica, Holanda e Alemanha, e por cidades brasileiras, como Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, com resultados satisfatórios.
“É inegável que o uso da bicicleta como meio de transporte não tem recebido a devida atenção na formulação de políticas públicas no Brasil”, disse. “A regra geral é que os ciclistas carecem de local próprio para circular, precisando disputar com os veículos um espaço na via pública, em meio à falta de segurança, o que gera inúmeros acidentes.”
Plano de transporte urbano
A comissão aprovou emenda do relator que obriga as cidades com mais de 500 mil habitantes a incluir, no plano de transporte urbano integrado exigido pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), a previsão obrigatória da implantação de ciclovias e a promoção do transporte cicloviário. O projeto original estabelece apenas que, nessas cidades, as ações do Programa Bicicleta Brasil deverão ser compatíveis com o plano de transporte urbano integrado.
Fonte de recursos
Segundo o projeto, o PBB também será financiado por dotações orçamentárias de todos os níveis de governo e por contribuições e doações de organizações, pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras. Outra fonte de financiamento serão os recursos da Cide-Combustíveis. O projeto altera a lei que fixa os critérios desse tributo (Lei 10.636/02) e o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
De acordo com a proposta, o PBB integra a Política Nacional da Mobilidade Urbana e deverá ser coordenado pelo órgão federal responsável por essa política – atualmente a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
A execução do plano será feita pelos órgãos e entidades estaduais e municipais das áreas de desenvolvimento urbano, trânsito e mobilidade urbana. Também poderão implementar o programa as organizações não governamentais com atuação relacionada ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer e as empresas do setor produtivo, na forma de contrato ou parceria público-privada.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será votado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rolê de Bike #32 - Paranapiacaba


Flyer: Sandre Quirino


Neste domingo (23/10), iremos pedalar até a cidade de Paranapiacaba.
Nosso ponto de encontro será na Estação Penha do Metrô ás 8h, de lá faremos a ligação com a Estação Brás CPTM às 8:30h (quem quiser pode nos encontrar lá), pegaremos o Trem sentido Rio Grande da Serra, onde será nosso ponto de partida, pedalando até a vila histórica de Paranapiacaba.
Para participar é muito fácil, e só comparecer com sua magrela nos locais e horários estabelecidos.
A sua confirmação pode ser feita por aqui ou por nossa página no Facebook.

Pegue sua bike e venha!!!

Balada Bike Anjo



Nesse sábado, em São Paulo, vai rolar a Balada Bike Anjo. A ideia é divulgar e arrecadar recursos para o Bike Anjo no Catarse.
Com esse dinheiro eles irão fazer um novo site e automatizar o sistema de pedidos, fazendo com que o “encontro” entre o ciclista iniciante e o seu Bike Anjo seja mais rápido!
Aproveitem e conheçam também outras iniciativas que estão acontecendo pela cidade e estarão lá conosco!
O Coletivo CRU, por exemplo, vai marcar presença e vai vender um kit sensacional com Bike Trunfo, spoke card ilustrado e patch serigrafado. Vai ter máquina de costura no local e quem quiser pode aplicar o patch na roupa, bolsa ou outro acessório na hora!
Mas para levar esse kit para casa é bom fazer reserva, para não ficar sem!
É só reservar pelo e-mail bikeanjo@gmail.com
Contamos com a presença de todos vocês, galera que curte a bicicleta e acredita nesse projeto!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bicicletada Zona Leste - Outubro

A Bicicletada da Zona Leste é realizada toda 2ª Sexta-feira do mês, participe!

〆Local → Praça Sílvio Romero - Próximo às estações de Metrô Tatuapé e Carrão
〆Concentração → 18h
〆Saída → 20h

Geralmente saindo um bonde da Praça do Ciclista rumo à ZL às 18:30, informe-se antes de cada bicicletada.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rolê de Bike #31 - Pq do Ibirapuera/Ciclofaixa

Depois do Mês da Mobilidade, onde houveram muitos eventos e muitos passeios ciclísticos, estamos voltando a ativa. Participamos de muitos passeios organizados por outras pessoas, por outros grupos, mas é chegada a hora de voltar aos nossos "clássicos rolês", no nosso rítmo, jogando conversa fora, conhecendo novos lugares e novas pessoas.
Retomaremos com um rolezinho para o Pq do Ibirapuera, seguindo para Ciclofaixa, um rolê bem dominical, perfeito para nos reunirmos e colocarmos a fofoca em dia.
Nos encontraremos no Metrô Brás às 8:30h, na plataforma de embarque (último vagão).
Quem quiser nos encontrarem outro lugar ou em outra estação é só nos avisar, postando um comentário por aqui, ou em nossa página do grupo no Facebook.

Mais informações no flyer abaixo:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IV Bonde de Curitiba - Descida da Graciosa




Em minhas buscas pela Internet achei esse passeio, vendo as fotos do passeio anterior me interessei logo de cara, entrei em contato com o pessoal do passeio e as condições de viagem também eram boas, falei com meu marido e ele topou a aventura.

Dois meses depois saiamos eu e meu marido para o trabalho de bike, na ultima sexta feira do mês, carregados de malas (rsrsrs). 
Depois do trabalho (que demorou a passar tamanha era a ansiedade) fomos para a Bicicletada da Paulista, o ônibus rumo a Curitiba sairia após a bicicletada, acabamos saindo um pouco mais tarde que o programado à 1:00 da manhã, foram 2 ônibus, 1 foi nomeado como clube do whisky(soneca) no caso meu ônibus, pois estava muito cansada, e outro chamado Pancadão (ninguém dorme).

Começamos a viagem e antes do programado fizemos a parada, eu demorei um pouco para descobrir o motivo para a parada antecipada (pois estava dormindo) , depois descobri que tinha ocorrido um acidente com o ônibus pancadão, um doido bêbado, resolver se jogar na frente do ônibus no meio da rodovia, estourou o vidro dianteiro ficando só com os pezinhos pra fora, fiquem sossegados o idiota não morreu, só o pessoal do pancadão que teve de esperar a empresa mandar outro ônibus.


Bom depois de alguns atrasos chegamos em Curitiba, fizemos check-in, tomamos café da manha, um banho e fomos ao encontro do pessoal da bicicletada de Curitiba.



 Chegando ao pátio onde é a concentração, encontrei o Plá, um senhor que canta musicas com o tema de bicicleta, eu já tinha escutado algumas musicas dele na bicicletada da Paulista, aproveitei pra comprar um CD.



 Fomos pedalar pelo centro de Curitiba, fizemos um protesto em frente ao Tribunal de justiça, pedindo ciclovias em Curitiba, depois no caminho para a casa do prefeito uma viatura da policia resolveu nos acompanhar, a principio queria escolher o percurso, mas depois de ver que não tinha jeito ficou nos acompanhando por ultimo. 


Depois de mais algumas voltas pela cidade acabamos a bicicletada no Museu Oscar Niemeyer, descansamos e fomos almoçar ou melhor devorar a comida, na volta para o hotel nos separamos de quem sabia o caminho de volta , e adivinha , perdidos em Curitiba, mas graças ao celular com GPS de uma amiga que conhecemos na viagem e o cartão da porta do quarto, que tinha um mapa atrás, conseguimos chegar no hotel, ai foi só descansar, pra descida da Graciosa .

Acordamos 5:30 da manha, fomos tomar café e se juntar com o pessoal que iria pra Morretes as 7 hs, o dia estava nublado e quando resolvemos sair começou a garoar, colocamos nossas capas e saímos, após pedalar um pouco a chuva parou, e tivemos que tirar a capa de chuva.


Fomos pedalando por um caminho asfaltado beirando a linha do trem, depois fomos em direção a um lindo parque, pedalamos por uma estrada tranquila com poucos carros e chegamos em uma cidadezinha (que pra variar eu nem vi o nome), tínhamos rodado 23km. 

Após um descanso continuamos pela estrada pedalando,  pedalando e superando nossos próprios limites, por subidas intermináveis e descidas rápidas demais, rsrsrs, por uns 30km, então chegando finalmente na descida da Graciosa. 




A descida foi tensa, pois estava uma neblina terrível e começou a garoar também, e toda a descida é de paralelepípedo, eu com meus pneus slick 1.5, ate a metade do caminho desci a uns 30km/h , ate começar a ficar cansada de tanta correria e começar a pensar como seria se eu caísse, então resolvi diminuir a velocidade, quando eu vi estava a 7 km/h e ainda com medo de cair , então resolvi acelerar novamente (rsrsrs),  quando achei que tinha terminado pois avistei nosso ônibus, descobri que ainda faltava 13 km ate Morretes , e lá fomos nos pedalando forte , para chegar logo, mais uma vez superando os limites. 

Chegando em Morretes fomos a um restaurante pra comer o famoso e tão indicado Barreado (comida típica da cidade), depois uma volta pra conhecer a cidade e fazer a digestão de tanto Barreado (rsrsrs).  Depois embarcamos no ônibus para voltar para Curitiba.
Da viagem de volta não tenho muito que contar pois dormi quase o tempo inteiro, acordei só pra jantar na parada as 2 da manha, e foi quando descobri que ficamos parados umas 2h logo na saída de Curitiba, pois uma carreta havia tombado. Chegamos na Paulista as 5:30 da manhã, enquanto nos preparávamos para pedalar ate em casa o motorista do ônibus nos ofereceu uma carona ate a ponte da vila Guilherme e la fomos nós, após descer fomos pedalando pela marginal tiete ate em casa, foram 14km em 30 minutos de uma pedalada tranquila pela marginal tiete na pista local.

Foi um passeio maravilhoso que eu indico e vou no próximo ano.