segunda-feira, 17 de setembro de 2012

#66 - explore zl - cangaíba hell

66 rolês. temos essa pegada de organizar rolês mais suaves, procurando trajetos planos e com paradas para o tradicional comes e bebes. pra quem já pedalou com a gente, sabe que somos do slow ride. muitas das pessoas que pedalam com o chave-de-boca, pedalam também em outros grupos ou fazem seus pedais sozinhos, suas idas ao trabalho, suas ciclo-viagens. mas também temos os nossos dias de desafios. obviamente não vamos comparar o rolê em questão com uma viagem mais longa, ou mesmo um off road puxado. é um rolê urbano. simples. com a única diferença que dessa vez escolhemos encarar as subidas e descidas do cangaíba. 

cangaíba do tupi-guarani "dor de cabeça" ou "cabeça ruim", é um distrito da zona leste pertencente à subprefeitura da penha. faz ao norte divisa com guarulhos, ao sul e leste divisa com a penha e também ao sul com a ponte rasa. ermelino matarazzo é o distrito que faz divisa ao leste. do alto do cangaíba se tem uma visão privilegiada de vários locais dessa imensa cidade. a que mais gosto, particularmente, é a visão que se tem do que parece um vale. se repararmos, entre o cangaíba e o pé da serra da cantareira, temos um grande vale. é justamente onde se passa o rio tietê. ali, no pé do cangaíba, na região mais baixa sentido norte (guarulhos), fica o parque ecológico do tietê. um brejo gigante. hoje, imundo, poluído. bem ali fica a vila do sapo, e o nome vem por causa da quantidade de sapos que existia nesse brejo. isso é o que conta os antigos moradores. já ao sul, outro vale. esse menor, separando os bairros do cangaíba e penha. ali fica o córrego tiquatira. aliás, inúmeros córregos nessa região, todos a procura do rio tietê. pra quem não conhece, nas margens do córrego tiquatira existe o que dizem ser o maior parque linear do mundo, o parque linear tiquatira. e hoje temos ali uma ciclofaixa de lazer. 

o desafio do rolê #66 foi justamente sair de um vale para o outro, cruzando essa montanha que é o cangaíba. a maior parte do rolê foi por ruas residenciais. alguns trechos de paralelepípedo, muitos buracos, ruas mal cuidadas, valas, lombadas. definitivamente um rolê não recomendável para quem pedala uma speed. foram somente 13km. mas as pirambeiras são de matar. não bastasse, pegamos um sol de rachar nesse inverno mais quente dos últimos anos que está fazendo em são paulo. cangaíba hell(p) como apelidou wendel. 
no final, aquela refrescada na barraca do valdir, no tiquatira. 
curte um rolê urbano? pegue a bike e venha no próximo.

bikers do rolê: marcos bueno, marcos, edson, marcelo, wendel e sandre.
mapa do trajeto: rolê #66

Nenhum comentário:

Postar um comentário