quarta-feira, 8 de maio de 2013

#78 - Danfer, Cisper e Vila Silvia: o quintal de casa.

Arte de Matt Furie
O rolê #78 foi o décimo terceiro da série Explore ZL, brincadeira que inventamos pra conhecer lugares e trajetos pela Zona Leste. Oficialmente, a ZL, como é chamada na cultura popular, é dividida em três regiões: Zona Leste 1, Zona Leste 2 e Zona Sudeste. O passeio em questão foi pela Zona Leste 1, mas especificamente pelos bairros Jardim Danfer, Vila Silvia e Vila Cisper. Os dois primeiros localizados no Distrito do Cangaíba e o último no Distrito de Ermelino Matarazzo, sendo um distrito pertencente à Subprefeitura da Penha e o outro à Subprefeitura de Ermelino Matarazzo. Se ficou confuso pra você, nós do chave-de-boca simplificamos, chamamos essa região de: Himalaia da ZL. Com altitudes bem menos pretensiosas, logo de cara enfrentamos uma pirambeira que é frequentemente comentada por pedaleiros da região: a Rua dos Professores, que nos leva de 731m pra 789m de uma vez só. 

Pesadelo dos ciclistas

Essa região toda é predominantemente residencial, com pequenos centros comerciais que ficam nas principais avenidas. Uma característica marcante nos bairros de periferia. Eu moro nessa área e fazia tempos que estava querendo levar a galera do chave pra explorá-la. Apesar de ser um passeio curto, com cerca de 12km, é classificado como um rolê pesado devido ao sobe e desce constante. Pedalando por esses bairros você descobre pontos que possuem vistas impressionantes. Há diversos pontos de onde você consegue ver o Pico do Jaraguá, bem distante dali. Coisas que você jamais descobriria de carro. Muitos amigos ficam descrentes quando digo que é possível ver as torres de antenas da Av. Paulista de certos pontos do Cangaíba. É pedalar por lá pra ver.  

Marcos numa ladeira do Danfer
Apesar das ladeiras, esse rolê ainda não superou o #63 e o #66 no quesito dificuldade. Pedalamos no esquema "siga o mestre", sem trajeto pré-definido e somente com um objetivo: o pastel da feira de domingo da Vila Rio Branco. Rolê terminou cedo, antes do meio dia. Ideal pra quem queria almoçar em casa de boa, melhor pra mim que já estava no quintal de casa. 


Bikers do rolê: Luciano, Welington, Marcelo, Leandro, Wendel, Marcos e Sandre.
Mapa do trajeto: Rolê #78

Um comentário:

  1. ola galera nós aqui no Quilombaque estamos com O encontro de lua cheia de Bikes em Perus dia 19 de out 2013 sábado, das 14h até a noite, terminando com um passeio no bairro. E estamos contatanto ciclistas para fazer parte desta festa da bici.

    Pensamos uma programação que inclui manutenção coletiva, troca de ideias, cinema, comidinha, um teatro escambo de peças e a bicicletada pela pista de skate voltando pela Praça em frente a estação de trem de Perus.

    Precisamos de parceria e orientação da galera q ja ta a frente da movida como vocês. Pra quem tiver na pegada de bota a mão na massa damos uma ajuda de custo.

    Obs: Projeto Artihorta desempenha atividades pelo segundo ano seguido com recurso municipal destinado a valorização de iniciativais culturais\ambientais VAI da secretaria da cultura da prefeitura de São Paulo

    ResponderExcluir