terça-feira, 27 de agosto de 2013

# 84 - Tiquatira > Guaianazes.

Ciclofaixa Tiquatira 
Já havíamos feito esse pedal uma vez, foi o rolê #28 , que também foi o rolê inaugural do Explore ZL. Quase dois anos depois resolvemos repetir essa aventura fazendo exatamente o mesmo trajeto. Naquela época não existia a Ciclofaixa Tiquatira, que quebra um galhão pra quem pedala da Penha até Artur Alvim aos domingos e feriados. O que você tem que saber é que depois que acaba a ciclofaixa, é só avenida bem movimentada até Guaianazes. É um engano dizer que é um passeio leve e pra iniciantes. Os carros circulam em alta velocidade pela região e o ciclista é praticamente invisível. Em muitos trechos e viadutos não há acostamento para a bike e pedalar pela faixa da direita - um direito do ciclista - é bem arriscado. Uma grande pena. Outros caminhos pra se chegar até Guaianazes são inviáveis e cheios de ladeiras e ruas esburacadas, o que torna a viagem bem mais longa. O ideal mesmo seria a conscientização do motorista e boas ciclovias na região. 

Itaquerão
O Itaquerão, ainda em construção, fica bem no meio do caminho pra quem faz esse trajeto. Por uma feliz coincidência, conheci a Silvana, a única que apareceu para o rolê desse domingo de sol fortíssimo, no momento que estava tirando essa foto. Houve um desencontro na saída mas nos encontramos nesse trecho. Depois de uns minutos de conversa cada um pegou seu rumo: eu para Guaianazes, destino do rolê forever-alone. 

Mercado Municipal de Guaianazes
O Mercado Municipal de Guainazes foi inaugurado no dia 5 de maio de 1989 e recebeu o nome de Leonor Quadros. Antigamente, no local onde era o mercado, acontecia uma feira livre. Com o tempo, a prefeitura na gestão de Jânio Quadros, construiu esse espaço para abastecer os bairros de Guaianazes, Lajeado e Cidade Tiradentes. A estação de Guaianazes fica ao lado do "mercadão", como é conhecido pela população Guaianasense. No espaço há quitandas, açougues, avícolas, peixaria, empórios/mercearias, floriculturas e lanchonetes. Há até um sebo onde você pode encontrar livros raros e gibis bem antigos de colecionador. O espaço lembra bastante o Mercadão da Penha. O mercado funciona de Terça a Sábado das 8:30 às 19:30 e Domingo das 8:00 às 13:00.

Biker: Sandre.
Distância: 31.8 km (ida e volta).
Sugestão de rota por Marcos: http://ridewithgps.com/routes/3153968

terça-feira, 20 de agosto de 2013

# 83 - Pelas várzeas do Tietê, ou o rolê da capivara.

Foram tantas vezes pedalando pelas várzeas do Tietê que apelidamos esse clássico passeio de o rolê da capivara. Pra quem mora na zona leste, há dois passeios que são excelentes para iniciantes: a ciclofaixa do Tiquatira, que funciona aos domingos e feriados e a ciclovia várzeas do Tietê. O trecho construído vai da Penha até o Jardim Helena. A primeira etapa, segundo o cronograma, vai se estender até a divisa com Itaquaquecetuba e será entregue até 2016. Enquanto isso não acontece, vamos pedalando até o Jardim Helena e aproveitando os pastéis das feiras de rua da região. Pra quem não sabe, o projeto Parque Várzeas do Tietê, ligará vários núcleos de parques desde a nascente do rio em Salesópolis até a barragem da Penha, no núcleo Parque Ecológico do Tietê. A ciclovia já liga dois núcleos: Parque Ecológico do Tietê e Parque Jacuí. Pedalando pela ciclovia dá pra conhecer, além dos parques, o Centro de Treinamento da Portuguesa e do Corinthians, a USP Leste, observar o rio em quase todo o percurso, os prédios do CDHU da União de Vila Nova/Jardim Pantanal e a Nitro Química, em São Miguel Paulista, que é um patrimônio histórico. 

Bikers do rolê #83: Ivan, Junior, Luciano e Pérola. 

Cronograma da ciclovia Várzeas do Tietê:

Etapa 1 - Barragem da Penha até divisa com Itaquaquecetuba: até 2016.
Etapa 2 - Itaquaquecetuba a Suzano: até 2018.
Etapa 3 - Suzano até a nascente do rio: até 2020.

Fonte: DAEE. 

Outros rolês da capivara:

#27 - O dia da capivara molhada.

Pérola, Ivan e Junior. Foto de Luciano Cardena. 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rolê #82 - Role do Pastel, sem Pastel

Tudo começou com uma conversa entre a Evelin e o Luciano sobre uma pedalada para qualquer lugar que teria Pastel. Como todos sabem, além da prática do ciclobullying, dos flyers toscos e dos rolês desorganizados, nossa missão em cada rolê é procurar algum lugar para nossa atividade gastronômica.
Dessa vez foi o Pastel, a ideia inicial seria um pastel no Pacaembu, então com toda minha experiência sugeri irmos na Paulista e procurarmos por lá.
Com os primeiro raios solares às 8h no posto de apoio da Ciclofaixa do Tiquatira começamos a reunir os nossos bikers.

Na sequência, encontramos o resto do pessoal, no Metrô Tatuapé.
Bikers: Ivan, Mauro, Wendel, Heber, Evelin, Luciano, Tati, Rodrigo e Éder
Foto: Marcos
P.S.: Ivan e Sandre que nos encontraram na Paulista.
Fizemos nosso tradicional caminho de sempre, pelas ruas desertas do Brás aos domingos de manhã.

Passando pelo Centro da cidade subindo pela Rua Augusta.

Como planejado, chegamos à Paulista sãos e salvos rsrs, agora a busca seria pelo Pastel...

Ops, não tem pastel na Paulista? Tudo estava indo muito bem para os nossos rolês, sugestão... vamos comer pastel na feirinha da Liberdade...

Também não tem Pastel na feira da Liberdade? Não acredito!!! Mas cada um se virou de um jeito, uns comeram yakissoba, outros fogaça, outros sorvete frito, e por aí vai. Lá não faltam opções, menos pastel rsrs.

De lá voltamos de mais um passeio, bem sucedido e com muitas histórias, fomos nos separando aos poucos em mais um domingo de rolê, mas dessa vez sem atingir nosso objetivo, buscaremos o pastel na próxima.

Valeu a todos!!!

Mais fotos do passeio aqui!!!